16 de março de 2010

Aprendendo a tomar decisões com Jesus

Aprendendo a tomar decisões como Jesus
26 outubro 2009 in Catecismo, Estudo sobre Jesus Cristo


4
tweets
retweet

“Ora, quando se completaram os dias de sua elevação, Jesus tomou resolutamente o caminho de Jerusalém” (Lc 9, 51). Com esta decisão, indicava que subia a Jerusalém pronto para morrer. (CIC§557)

Ontem começamos um novo estudo. Ainda estudando a vida de Jesus, chegamos a um momento decisivo da sua vida: O momento de tomar o caminho de Jerusalem.

Como disse no Podcast, não foi fácil para Jesus tomar a decisão de ir para Jerusalém. Ele sabia que ali iria ser preso. Mas ainda assim Ele foi. Ainda assim Ele decidiu ir…

Para você ter uma noção acompanhe o raciocínio no mapa abaixo. Jerusalém era a cidade onde se concentrava o poder. Ali estavam as autoridades espirituais e as autoridades políticas. Carfarnaum era a cidade comercial. Se fôssemos comparar com os dias de hoje, poderíamos dizer que Jerusalém seria Brasilia enquanto Cafarnaum seria São Paulo. Isso só para você entender…



Se você pegar os evangelhos, e for marcando num papel as cidades que Jesus passou, você verá que Jesus não foi muitas vezes a Jerusalém. Boa parte do seu ministério se concentrou nas cidades próximas de Jerusalém. Isso porque Jesus sabia do risco que corria. E Ele sabia que na hora certa Ele teria que voltar. E que quando voltasse seria a última vez. Ao voltar para Jerusalém, Jesus dá um grande passo, um passo definitivo para a vontade do Pai. E nesse momento Jesus nos dá mais um grande ensinamento…

Ao tomar a decisão, Jesus não pensou em si próprio, mas em você, afinal de contas Ele morreu por você não foi? Você quando decide as suas coisas, pensa em quem? Quais são os parâmetros que você usa para tomar suas decisões?

Infelizmente temos sido uma geração que pensa demais em si mesmo e foge das decisões difíceis. fomos treinados para dar um jeitinho em tudo. Só que nem tudo se dá jeitinhos… Não podemos fugir das decisões difíceis. Jesus enfrentou e nós como seus seguidores precisamos imitá-lo. Jã pensou como é difícil caminhar rumo a sua própria morte? Pois é essa maturidade que precisamos atingir… Hoje a fuga é a titude mais normal, mais conveniente. Mas não se foge do inevitável. Quando se foge de um problema, se cria outro problema.

Pense nisso na noite de hoje. Quais são os parâmetros que você usa para decidir algo? Pensa só em si mesmo? Pensa nos outros? Como você decide as coisas? Partilhe… Vai ajudar.